Notícias

11
Jun 2015

30º Festival Internacional de Inverno será de 26 de julho a 2 de agosto

Evento será em Vale Vêneto numa parceria da UFSM com a Universidade da Georgia, nos Estados Unidos

O Festival Internacional de Inverno da UFSM terá sua 30ª edição de 26 de julho a 2 de agosto, no distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine. Paralelamente, acontece a 30ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto.

O lançamento do Festival de Inverno e da Semana Cultural será no dia 9 de junho, em Vale Vêneto. A realização é do Departamento de Música do Centro de Artes e Letras (CAL), com promoção da UFSM, Universidade da Georgia (EUA), Prefeitura de São João do Polêsine e comunidade de Vale Vêneto.

O Festival de Inverno da UFSM teve início em 1986, tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical num ambiente de integração com a sociedade. Assim, diante do potencial turístico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e do interesse da comunidade de Vale Vêneto em promover o resgate de suas origens, surgiu uma parceria que até hoje se mantém. A comunidade de Vale Vêneto idealizou a Semana Cultural Italiana e, desde então, a UFSM, a comunidade de Vale Vêneto e a Prefeitura de São João do Polêsine têm sido parceiras na promoção dos dois eventos, contando ainda com a colaboração da Universidade da Georgia.

EXTERIOR

Nesses 29 anos de existência, além de alunos brasileiros vindos de diferentes estados, o festival teve também a participação de alunos da Argentina, Uruguai, Bolivia, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha, os quais tiveram a oportunidade de estudar com renomados professores. Neste mesmo período, mais de 40 universidades e conservatórios de música da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América Latina estiveram representadas no festival, através de professores que realizaram recitais e ministraram oficinas. Neste ano, participarão professores de países como Estados Unidos, Espanha, Itália, Israel, Alemanha, entre outros.

OFICINAS

O 30º Festival Internacional de Inverno da UFSM terá diversas oficinas de música: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarineta, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone, marimba e vibrafone, violão, piano, canto, regência de orquestra e educação musical. Além das oficinas, o festival oferecerá também prática de orquestra sinfônica, prática de orquestra de sopros e música de câmara.

CONCERTOS

Também serão realizados concertos gratuitos e abertos ao público durante o período do evento. Diariamente, serão realizados recitais solo, de música de câmara, orquestra sinfônica ou orquestra de sopros. Serão também apresentados recitais na cidade de Silveira Martins e em Cachoeira do Sul. O concerto de encerramento do Festival será em Santa Maria, no Theatro Treze de Maio. Todos os recitais serão gratuitos e abertos ao público em geral.

CURSO

Ainda serão realizadas oficinas de musicalização para crianças, diariamente, à tarde, sob a orientação de acadêmicos do curso de Música da UFSM. A inscrição é gratuita e deverá ser feita diretamente na secretaria do festival. Também haverá curso de formação continuada em música para professores de educação infantil, destinado a professores de educação infantil que atuam junto a crianças de zero a cinco anos.

O link para o formulário de inscrição estará disponível a partir do dia 1º de junho, até 30 de junho.

Neste ano, novamente serão selecionados três alunos para participar de intercâmbio com a Universidade de Georgia, no período de janeiro a março de 2016.

Data: 11/06/2015

Fonte: Portal Bei

Previsão do tempo indisponível

Qual sua avaliação para o novo site "valeveneto.net"?