Notícias

09
Fev 2007

Devoção e fé a Nossa Sra. de Lourdes

      O mês de fevereiro é todo ele dedicado a fé e a devoção à Nossa Sra. de Lourdes, pois muitas comunidades do interior da Quarta Colônia, festejam a santa com tridos, novenas e celebrações festivas que envolvem as comunidades.
      Em Nova Palma no último domingo os fiéis celebraram a tradicional Festa da Gruta, que também presta homenagem à Nossa Sra. de Lourdes, padroeira de Nova Palma. Adroaldo Santi, Coordenador do conselho paroquial de Nova Palma, comentou que as festividades em homenagem a santa iniciaram no sábado a tarde, dia 3, quando a imagem de Nossa Sra. de Lourdes foi levada para as comunidades do interior. Essa peregrinação foi acompanhada pelos motoqueiros. Foram visitadas as comunidades da Linha Três, Vila Cruz, Pinhalzinho, Caemborá, Gramado, Comércio, Santo inácio, Novo Paraíso, Linha Base e encerra na Gruta com a benção especial para os motoqueiros que acompanharam, junto com o encerramento da novena. No domingo, a procissão em direção a Gruta encerrou os festejos em Nova Palma.

Vale Vêneto
      Nesse domingo, dia 11, a comunidade de Vale Vêneto realiza a sua festa da Gruta, também em homenagem à Nossa Sra. de Lourdes. A preparação com um trido, (dias 5, 6 e 7 de fevereiro em três capelas: São Valentim, Nossa Sra. das Dores e a Capela Sant'Anna). O ponto alto da festa será no dia 11, quando haverá Romaria, a partir das 9 horas ( saída em frente a Igreja). As 10 horas missa festiva na Gruta ( com transmissão da Rádio São Roque). Ao meio dia haverá almoço (Cardápio: Risoto, Churrasco, galeto, saladas e pães). As 16 horas haverá missa dos enfermos.
Coordenador do Evento, Pedro Marcuzzo, comentou que a comunidade está trabalhando todos os dias na organização da festa, na confecção de doces, cucas e pães. A estrutura para receber os fiéis também já está preparada, onde a expectativa é que mais de 500 pessoas almocem em Vale Vêneto no domingo.

Vandalismo
      A organização da Festa da Gruta de Vale Vêneto, informou que o local onde será servido o almoço foi atacada por vândalos e ladrões. A organização do evento informou que foram roubados a instalação elétrica, os vasos dos banheiros e as torneiras. Essa ação fará com que tudo seja retirado pela organização após o evento.

Uma vida de devoção
      A senhora Carmelinda Campo Nogara Brondani, moradora de Vale Vêneto, nos seus 66 anos de vida sempre voltou suas orações para Nossa Sra. de Lourdes. Há 45 anos que Dona Carmilinda mora no Vale, e comenta que diariamente reza para a santa, e que nunca perdeu uma celebração em honra a Nossa Sra. de Lourdes. A senhora lembra da construção da gruta em 1941, após uma grande enchente que atingiu Vale Vêneto e região. “Após a construção da Gruta, Nossa Sra. de Lourdes protegeu o nosso Vale, pois não aconteceram mais enchentes e nem coisas do tipo”, comentou.
      A residência de Dona Carmelinda está localizada no mesmo terreno da Gruta, o que para Dona Carmelinda é um fator de proteção para a sua família e para a sua residência.
      Dona Carmelinda será uma das tantas devotas que participarão da procissão e da  celebração religiosa em honra a santa.

Data: 09/02/2007

Fonte: Jornal Cidades do Vale

Previsão do tempo indisponível

Qual sua avaliação para o novo site "valeveneto.net"?