Notícias

06
Jun 2013

Festival Internacional de Inverno da UFSM será realizado de 28 de julho a 4 de agosto

Lançado na última terça-feira, 4 de junho, o Festival Internacional de Inverno e a Semana Cultural Italiana

O XXVIII Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a XXVIII Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto foram lançados na noite desta terça-feira (4), no Salão Paroquial de Vale Vêneto. Promovidos pelo Departamento de Música do Centro de Artes de Letras (CAL) da UFSM, University of Georgia, Prefeitura de São João do Polêsine e comunidade de Vale Vêneto, os eventos serão realizados de 28 de julho a 4 de agosto.

Na solenidade, o reitor da UFSM, Felipe Müller, o coordenador da XXVIII Semana Cultural Italiana, Luís José Pivetta, a prefeita de São João do Polêsine, Valserina Gassen, e o pároco de Vale Vêneto, padre Valentin Pizzolato, destacaram a importância de ambos os eventos tanto no aspecto cultural quanto econômico, já que movimentam a região.

A cerimônia de lançamento contou também com a presença da coordenadora do XXVIII Festival de Inverno, a professora do CAL Vera Lúcia Vianna, além de pró-reitores, diretores de centro e professores da UFSM, lideranças municipais e demais convidados, que acompanharam uma apresentação da dupla de violinistas Murillo Andreolla e Matheus Lameira.

Programação terá oficinas, concertos e curso para professores

 O XXVIII Festival Internacional de Inverno estará centrado em quatro ações. As oficinas de música, além de instrumentos diversos, também irão contemplar práticas de orquestra sinfônica, orquestra de sopros e música de câmara. Já as oficinas de musicalização para crianças e vivência musical para a melhor idade serão realizadas na parte da tarde, sob orientação de acadêmicos do Curso de Música da UFSM. A inscrição para as oficinas voltadas a crianças e idosos é gratuita e deverá ser feita diretamente na Secretaria do Festival.

Além disso, durante todo o evento serão realizados concertos gratuitos. O público poderá apreciar diariamente recitais solo, de música de câmara, orquestra sinfônica e orquestra de sopros. Também serão apresentados recitais nas cidades de Silveira Martins e São João do Polêsine. O concerto de encerramento do Festival será no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria.

Outro destaque da programação será o Curso de Formação Continuada em Música, voltado a professores de educação infantil que atuam junto a crianças de zero a cinco anos. A proposta está organizada a partir de cinco encontros, totalizando 15 horas, com discussões e atividades práticas que servirão de subsídio para o professor em sala de aula. O curso será realizado na parte da tarde e será ministrado por professores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.

Inscrições até 30 de junho

As inscrições para o Festival de Inverno podem ser feitas até 30 de junho. As vagas para as oficinas e para o Curso de Formação Continuada em Música são limitadas. Neste ano, os participantes podem optar por se inscrever apenas para as oficinas, e não para o alojamento. A expectativa da organização, porém, é que os alojamentos continuem com grande procura, o que facilita o acompanhamento de toda a programação. São esperados alunos e professores de diversas cidades brasileiras e de outros países.

Intercâmbio nos EUA

O XXVIII Festival Internacional de Inverno da UFSM selecionará três alunos participantes para realizar intercâmbio na University of Georgia, nos Estados Unidos, no período de janeiro a março de 2014. Para concorrer, é preciso estar inscrito e cursando uma das oficinas de instrumento, canto ou composição do festival; ser brasileiro ou naturalizado, residente no Brasil; ter conhecimento de língua inglesa; e não ter participado de intercâmbio com a mesma universidade anteriormente.

O XXVIII Festival Internacional de Inverno da UFSM e a XXVIII Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto têm apoio do Proext/MEC/SESu, Caixa Econômica Federal, Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul e Secretaria de Estado da Cultura.

Mais informações sobre o evento no site ufsm.br/festivaldeinverno.

Fotos: Ítalo Padilha.
Repórter: Ricardo Bonfanti.

Data: 06/06/2013

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM

Previsão do tempo indisponível

Qual sua avaliação para o novo site "valeveneto.net"?