Notícias

18
Mar 2007

Gastronomia no Vale

Na Museologia moderna, a difusão do Patrimônio Cultural é um dos principais objetivos das instituições, então, através de ações inovadoras, procura-se valorizar e democratizar o acesso aos bens culturais e à memória de um Povo.

Da parceria entre o Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência através de seu Diretor, o Historiador Hernán Mostajo e a comunidade de Vale Vêneto, representada através da Guia de Turismo da Embratur Tânia Rorato, surgiu o dueto turístico-cultural: “Gastronomia e Astronomia”. Evento que permitirá à comunidade e aos turistas estreitarem laços com sua identidade patrimonial, no caso, reverenciar a Itália e os italianos dos Séculos XVI e XVII, e os descendentes de italianos que imigraram para o Brasil no Século XIX estabelecendo-se em locais, como a Região Central do RS, denominado, Quarta Colônia da Imigração Italiana, representado pelo distrito de Vale Venêto pertencente ao município de São João do Polêsine.

A proposta almeja destacar ainda mais as potencialidades turísticas do local, suas belas paisagens com vales e montanhas verdejantes, redutos de mata virgem e esplendorosa; a arquitetura através dos casarios e templos religiosos que são destaques no cenário nacional; as manifestações artístico-culturais através do artesanato típico, dos monumentos, e do Museu ao Imigrante Italiano; destacar a afetividade, a alegria contagiante dos moradores do local que se orgulham de suas descendências e demonstram, através dos gestos, palavras e do preparo dos pratos típicos da gastronomia italiana, o amor que sentem por suas tradições.

Aliado ao aspecto cultural, atrelou-se ao projeto o espírito de aventura representado pela trilha noturna, de 4km, somente com cajados e lanternas. Quem não se sensibiliza com uma noite estrelada?

A proposta é poder enxergar além do que nossos olhos podem ver, e para tal, os participantes terão a oportunidade de apreciar as belezas do Universo através de potentes instrumentos para observação astronômica: os telescópios. Desta forma, a lua revelará aos nossos olhos suas planícies e crateras, o planeta Saturno os seus Anéis, Júpiter as suas Luas, e ainda estrelas duplas, nebulosas, etc serão os protagonistas do grande espetáculo que acontecerá no manto negro da noite. É o momento de observar e absorver a História da Itália do Século XVI E XVII, onde o italiano Galileu Galilei destacou-se como Astrônomo, Físico e Matemático, e uma das sua maiores invenções, a luneta astronômica representou na História o passo decisivo para a exploração do Cosmos.

No encerramento do evento os turistas participarão de uma deliciosa ceia colonial onde os sabores típicos italianos, como polenta, queijos, salames, pães, cucas e vinhos poderão ser degustados revelando-se a todos em um “Universo de Sabores”.

Data: 18/03/2007

Fonte: Jornal A Razão

Previsão do tempo indisponível

Qual sua avaliação para o novo site "valeveneto.net"?