Notícias

22
Abr 2007

O Turismo está em Vale Vêneto

   O distrito cultural e turístico de Vale Vêneto, município de São João do Polêsine-RS, situado no centro da Quarta Colônia, a 40 quilômetros de Santa Maria-RS, destaca-se hoje como pólo turístico e cultural da grande região Italiana.

   Teve sua fundação em 1878 por imigrantes da região do Vêneto, norte da Italia. Os colonos, profundamente religiosos, trouxeram para a colônia os dois primeiros padres seculares do norte da Italia em 1881.

   Posteriormente em 1886, chegaram os dois primeiros missionários palotino, que em 1892 fundaram os dois maiores internatos do estado para formação de padres e irmãs do Imaculado Coração de Maria.

   A majestosa Igreja Matriz de Vale Vêneto começou a sua construção em 1886. Depois de 21 anos passa a ser inaugurada solenemente com um novo padroeiro Corpus Christi. Inicialmente, a primeira devoção trazida pelos imigrantes era a de São Francisco. Em 1912 a matriz passa a ter como padroeiro Corpus Christi. Foi consagrada a Corpus Christi devido a promessa da Condessa Giaorgia Maria Augusta, Condessa de Stacpool da Inglaterra. Para tanto, ela ofertou a Igreja 3 mil liras, três sinos, tabernáculo, castiçais e inúmeras alfaias para as funções religiosas.
Nos dias atuais outro fato marcou a história dessa igreja, a sua reforma. Essa reforma iniciou em 2006 e agora no primeiro domingo de maio acontecerá a entrega dessa obra, ou seja, a conclusão dessa reforma.

   Em 1975 teve fundação o primeiro Museu da Imigração Italiana em todo estado, Museu do Imigrante Italiano Padre João Iop, hoje considerado o maior museu do Estado no seu gênero. O Museu mantém, além de 4 mil peças valiosas, um centro de Pesquisas genealógicas com os nomes dos primeiros imigrantes.


   PONTOS TURÍSTICOS: Os primeiros pontos turísticos do Poético Vale são: a Matriz de Corpus Christi, o Museu do Imigrante Italiano, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, diversos Monumentos e os dois primeiros estabelecimentos de ensino.
Também é notável a beleza dos prédios que faziam parte do Internato. Fundado em 1892, foi a primeira escola de internato do interior do RS. Esse internato era de resposabilidade da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Em 93 anos de atividades apróximadamente 400 pessoas foram internadas por ano no ‘pensionato’.

   Em 1983 passou a ser Casa de Retiros Nossa Sra. de Lourdes.
Uma das coordenadoras da Casa de Retiros, Valquíria Worst, reside a três anos em Vale Vêneto e considera o lugar um importante ‘ponto turístico’ do estado. “Aqui temos natureza, meio ambiente, trilhas, museus e um ambiente religioso inexplicável”. Outro comentário da Sra. Valquíria foi com relação as condições com que se encontra o Vale. “Para desenvolver melhor o turismo aqui em Vale Vêneto é necessário trazer a comunicação, pois temos dificuldades com rádios, internet e celular, sem falar nas estradas que ligam o Vale com a RS, necessitamos de asfalto para desenvolver ainda mais o turismo”. Explicou.

   Via Sacra – A Via sacra do morro, é um dos mais belos e religioso ponto turístico de Vale Vêneto. Os moradores do vale contam que essa foi uma das primeiras obras dos imigrantes italianos. Lá é possível ver todo o Vale e com uma vista privilegiada.

Data: 22/04/2007

Fonte: Jornal Cidades do Vale

Previsão do tempo indisponível

Qual sua avaliação para o novo site "valeveneto.net"?